sábado, 29 de março de 2008

Philéo


"E eu corro, claro que corro pelo cais da estação, com os olhos arregalados e um sorriso de felicidade desmedida. Nunca fui muito bom nos sorrisos de felicidade desmedida, mas a este pratiquei-o. Ostento-o sem interrupções enquanto corro pelo cais da estação, enquanto espreito pelos interstícios da multidão para ver antes de ser visto. Como se fizesse alguma diferença."

Oh Luxúria, Oh Pecado Porque Tanto Me Tentas?

Oh Tiago, o quanto inconstante és! É extraordinário. Neste momento sou perseguido por um sorriso do tamanho do mundo. Por uma alegria inconstante vinda de uma pontada cerebral.
Sorriso parvo e desmedido. Alegre instável que vai conforme veio. Que vem com um “trim trim” e que vai com uma resposta, que me faz esperar outra. E é assim toda a noite, toda a semana.
Devo tudo isto às oportunidades. Aos magníficos momentos que se tornam impossíveis de esquecer. Ao desejo de mais, ao sonho em que te tornas. Ao real em que se torna o sonho.
Um cliché, contudo uma verdade: A vida pode ser soberba se a soubermos aproveitar. Minuto a minuto
Há noites que têm tanto de fantástico que nos fazem rebentar. A questão é com quem partilhar esta felicidade se a costumávamos partilhar com a, agora, causadora?

E também há os amigos, a quem também tanto devo.

Fazes-me Falta, Agora

Corre-me a angústia embebida em tédio por estar em casa numa sexta à noite. Reflexos...
As noites de Verão que venham (porque com elas vem o esplendor de tal encanto nocturno)

devo tanto ao Teatro, ao Verão e aos jogos da vida...

sexta-feira, 28 de março de 2008

Poço Azul


Este Verão (com letra grande, assim o espero) vamos dormir a Barcelona.
Já para não falar daquele recanto alentejano, com bom marisco, praias e noites quentes bem acompanhadas.

Pão ou Razão?

Será maior em Portugal a fome de pão ou a fome de razão?

A ideia de ninguém ter razão (haja ou não haja pão) é portuguesíssima.

Cubanos Uni-vos Por Chamadas a 0,12€ / min

«Raul Castro autorizou os cubanos a possuírem telemóvel, um bem até agora apenas acessível a estrangeiros e funcionários governamentais. (…)
Apesar dos baixos rendimentos da generalidade da população, há muito que os cubanos esperavam poder ter acesso a telemóveis, um dos vários bens sujeitos às restrições impostas pelo regime castrista e que o novo Presidente se comprometeu a reavaliar aquando da sua tomada de posse, no final de Fevereiro. A 25 de Fevereiro, um dia depois de ter sucedido ao irmão, Raul Castro anunciou o fim das restrições à compra de computadores e televisões.»

Deixará Cuba de ser um Mundo à parte? Deixará Cuba de ser Cuba?

Amigos Bêbados Estudantes

«Um estudante de 17 anos foi hoje detido pela GNR de Gouveia, após ter agredido um militar que prestava serviço no parque da Senhora dos Verdes, onde decorre um evento nacional de alunos do ensino secundário. (...)»
28.03.2008 - 13h01 Lusa

Manel foste tu não foste? Diz a verdade!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Descendência


O que eu e a minha Santa Mãe (faço uso da piada) descobrimos ao fazer uma árvore genealógica constituída por cerca de 85 pessoas.
Uma Licença de Transito para uso de bicicleta (esta de 1971).
E não foi só. Há inúmeros documentos que primam pelo extraordinariamente antigo. Relíquias.

Ordinarice ⅛

"Queres foder ou peço-te já desculpa?" diz um conífero (sem acento no “i”, não fossem tirar segundas interpretações) um dia, em conversas impróprias. Conversas com a finalidade de descobrir quem conseguiria ofender mais rapidamente uma jovem.

Jovem essa de seu nome... catraia. (atentem na não utilização de maiúscula)

Discrepância


"José Sócrates anunciou, a descida do IVA em 1%, fixando a taxa em 20%. É pouco. Há meia dúzia de anos este imposto era de 17%. A Espanha aplica a taxa de 16%. Apesar de pouco, é curioso anotar a oposição da oposição à anunciada descida do IVA. Uns dizem que esta descida só vai beneficiar as «empresas e não os cidadãos», de onde se deduz que a dita taxa não devia descer; outros dizem que devia «descer a taxa de IRC em vez do IVA», de onde se deduz que a referida taxa não devia descer; outros, ainda, dizem que se trata de «cosmética eleitoralista», de onde se deduz que a referida taxa não devia descer. E por aí fora. Fico com a ideia que, do ponto de vista dos efeitos mediáticos, é irrelevante se se trata de subir ou de descer um imposto. Se a economia não entrasse nesta conversa, o melhor seria estar quieto."


quarta-feira, 26 de março de 2008

Ordinarice

“Posso-lhe pagar um copo ou prefere o dinheiro”. Homens (ou quase homens, daqueles que têm pintelhos (a expressão não é minha) em vez de barba) tenham o atrevimento e a grande estupidez de dizer isto a uma mulher.

Mas que chato


terça-feira, 25 de março de 2008

Sms's

Sei pouco do Mundo. Mas sei (mais que, diria eu) o suficiente de ti

(será/seremos sempre assim?)

Boicote aos Jogos Olímpicos?


O Presidente francês veio a público criticar a forma como a China tem reprimido os manifestantes tibetanos e não excluiu a possibilidade de boicotar a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, contrariando posições já assumidas por outros dirigentes europeus. O Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, por sua vez, já anunciou que não estará presente na cerimónia de inauguração, muito embora tenham sido avançadas apenas razões de agenda.

Começou com uma 'queijadinha' e um 'Simpatiquissimo'

Colectânea de momentos que hoje provocam um (so)riso:

► Temos de "ramboiar" e "pinocar" até cair. Proxima noite
► Precisas de passar 24 horas comigo a ver filmes dos bons. COM URGÊNCIA!
► Obrigada pelos serões
► Orgasmos múltiplos gustativos. Era mesmo isso!
► Bem sei o que a xxx te vai oferecer. Vai-te ser muito útil no futuro
► Andas sempre na má vida, bom rapaz!

Maria és uma Malouca

"Temos de "ramboiar" e "pinocar" até cair. Proxima noite"

nao me atrevo a dizer quem foi a Menina que mo disse

domingo, 23 de março de 2008

Affair


E traí o que aos olhos do mundo nunca foi meu.

Um relacionamento duradouro mas secreto, daqueles que dura “faz um tempo indefinido”. Daqueles em que temos de nos afastar e de nos zangar para não dar nas vistas, para manter as aparências. Mas que não deixa de ser soberbo pela simplicidade dos momentos que partilhamos. Contudo ambos sabemos que temos os nossos outros romances, os nossos outros affairs.
Seremos o que sempre fomos! Amigos.

O que faz de nós especiais? O mistério que nos envolve, o segredo que partilhamos.
(Minha miúda, casualmente, secretamente apetecível)

sábado, 22 de março de 2008

Jantar de Verão

Desejo ávido de controvérsia (à vista de todos, entre dois mundos entrelaçados).

Hoje veio a controvérsia e só depois o querer.

Indecência


Bom Senso e Decência

Presidente do Parlamento Europeu defende cenário de boicote das Olimpíadas de Pequim



As autoridades chinesas devem encetar a breve trecho conversações com o Dalai Lama e pôr termo à repressão no Tibete, sob pena de enfrentarem eventuais “medidas de boicote” dos Jogos Olímpicos, defende o presidente do Parlamento Europeu, Hans Gert Pöttering, em entrevista ao jornal alemão Bild am Sonntag. Nas páginas do órgão oficial Diário do Povo, Pequim promete prosseguir a repressão.


"Pequim deve decidir-se. Deve tratar imediatamente com o Dalai Lama. Mas, se não houver qualquer sinal de comunicação, considero que seriam justificáveis medidas de boicote", afirma o presidente do Parlamento Europeu na entrevista ao Bild am Sonntag, a publicar no domingo.
Hans Gert Pöttering insta os países-membros da União Europeia a "falarem a uma só voz" em defesa do respeito pelos Direitos Humanos em território tibetano.
"A China é um parceiro importante da Europa, por exemplo na protecção do clima. O diálogo e a cooperação relevam de um interesse recíproco. Por outro lado, o povo tibetano não deve ser sacrificado. Perderíamos o nosso amor-próprio", enfatiza.
O presidente do Parlamento Europeu havia já exortado, há alguns dias, os líderes internacionais que planeiam marcar presença nas Olimpíadas de Pequim a reverem as suas intenções, se a China continuar a empregar a força no Tibete. Mas Pöttering é, até ao momento, uma voz solitária. Na passada segunda-feira, os ministros da União Europeia com a tutela do desporto recusavam um cenário de boicote aos Jogos Olímpicos de Agosto."
in noticias.rtp.pt

sexta-feira, 21 de março de 2008

Poisé, Barack Obama

Canetas Azuis

Sou Budista, não tenho Páscoa. Contudo posso provar amêndoas e apreciar Côte d’Or. Mas não sem haver missa.

mais-que-metáfora

Algo que não sendo novidade, foi novo

Nem tudo é igual a tudo o resto. Ou seja: nem tudo é indiferente. Ou seja: nem sempre se pode ser neutro. Ou seja: às vezes há que tomar partido. Onde é que eu quero chegar com tudo isto?


Ao subir da Avenida. Ao emergir de conversas que param o momento.

Estupefacto, faltam as palavras para tal decadência


"O que se passou numa sala de aula na Escola Carolina Michaelis, no Porto, filmado via telemóvel por um outro aluno, que impávido e sereno, tal como todos os outros colegas, assistia à cena escabrosa de falta respeito e agressão de uma aluna para com uma professora. O estado a que, neste país, a Escola e a Educação chegaram é o resultado de mais de 30 anos de desmandos: de governantes, sindicalistas e professores. Só é de estranhar não ser conhecido ainda o castigo exemplar à aluna autora deste desmando. Contudo, acrescento, sabendo ser politicamente incorrecto, que não é impunemente que em programas de televisão, como os Prós e Contras, professores chamam mentirosa, cara a cara, à ministra da tutela; como não é impunemente que professores vão fazer arruaça para a porta de partidos políticos ou de comícios de partidos políticos; como não é impunemente que professores se vistam de negro, colectivamente, para dar aulas ou que envolvam as escolas com panos negros para cenas televisivas; como não é impune a linguagem, muitas vezes insultuosa para com o governo, de dirigentes sindicais dos professores. Os alunos sabem de tudo isso e comentam entre eles. O respeito e a autoridade não são servidos de bandeja, conquistam-se. Quem não se dá ao respeito, dificilmente será respeitado."

Parte de Nós, ao Sol


Ontem Eterno Presente

Coincidências? Destino? Sorte? Não sei, mas foi soberbo. É encantador o que acontece e que os outros não imaginam. É uma vida à parte, só do momento. Era quinta-feira e basta. Alegra-me a paz de espírito saber o que há.

Necessidade secreta de nos podermos confortar. Respiramos… (o momento, e há tanto mais para contar sem o poder fazer)

Hoje, agora em relação a M, sorri. Olhei com um sorriso (ao de leve) para o passado. Sei do futuro e apenas fico contente pelo passado, não triste pela posteridade.


e há tanto mais para contar sem o poder fazer

quinta-feira, 20 de março de 2008

Características (de fora)

Confiança
Cumplicidade
Intimidade
Autonomia

Mãos frias

no seu melhor, há bondade na Humanidade.
alguma compreensão e, às vezes, actos de
coragem
mas vendo bem é uma amalgama, uma substância que não é
grande coisa.
é como um grande animal a dormir profundamente e
nada o consegue acordar.
quando activa é boa na brutalidade,
egoísmo, injustiça, assassínio.

o que podemos fazer, com esta Humanidade?

Causa e Efeito

os melhores morrem muitas vezes pela própria mão
só para fugir,
e aqueles que ficam para trás
nunca chegam realmente a perceber
a razão de alguém
querer
fugir
deles



estou longe de estar triste. palavra (sorriso)

quarta-feira, 19 de março de 2008

Cantos

(suspiro). e releio o que em tempos foi meu.

domingo, 16 de março de 2008

Magoamos com o objectivo de reconfortar. Faz amanhã à noite uma semana.

sexta-feira, 14 de março de 2008

"Sempre soube que eras azul"


Beijos soltos que nos mandam quando passamos por perto. Beijos de criança, que mais ninguém vê. Beijos que vêm seguidos de um “Quero estar contigo hoje”, sussurrado para que mais ninguém ouça. Beijos que mais ninguém percebe. Tudo num instante que parece primar pelo pouco. Caprichos de chocolate e vícios instaurados. Dias que foram quentes no meio da frieza nocturna. O novo no velho.

E tudo se torna encantador. Divinal

quinta-feira, 13 de março de 2008

Ouço motores na noite

"certas coisas que nós suportamos
não nos dizem respeito,
e nós lidamos com elas
devido ao tédio ou ao medo ou ao dinheiro
ou à pouca inteligência;
a nossa vontade e a nossa esperança
cada vez mais pequenas,
tão pequenas que nem as suportamos,
nós agarramo-nos ao Ideal
mas perdemos o Rumo:
muita parra e pouca uva,
e vemos nomes que antes significavam sabedoria,
como sinais em cidades fantasma,
onde só as campas são reais."


mérito reconhecido

Mal Escrito

Palavra que não entendo. Ambos nos magoamos e queremos compensar o outro da dor que provocamos. Testamo-nos um ao outro, vemos quem dá mais e quem tira mais. Quais são os limites, até onde podemos ir? Por vezes, conjecturamos momentos e situações. Não correm como queremos.
Quando eu quero algo ela diz-me que não, quando ela quer algo eu digo-lhe que não. E é assim… Qual será o final? Não sei escrever o que quero.


Ontem durante o jantar percebi que tudo pode vir a ser relativo. Havia amigos, mas faltavas lá. Ainda bem. Ambos

domingo, 9 de março de 2008

A Irrelevancia

"8 minutos apenas Tiago?!"
eu gosto pouco de Domingos, devido ao tédio a que sou sujeito... apenas servem para programar as segundas.
Nocas

No fundo da noite


sábado, 8 de março de 2008

24

No jornal mais decadente do nosso país (já por si decadente, em certos aspectos), encontrei:

Afinadinhas tocam instrumentos de sopro, tema: "MI" sobre "SI" sem "DÓ" e "LÁ" na "RÉ" ao "SOL" alto "FÁ"-lo-emos explodir!!!

Shisha e sangria?

Mão Direita É Penalty, É Panalty...

IIImaculada senhora dos pastéis, PASTÉIS!
Faz com que o vinho nunca acabe nos tonéis, TONÉIS!
E que a aguardente seja cada vez mais forte... Juro, jurarei beberei até à morte.
E quando eu morrer não quero choros nem gritos, quero ao pé de mim 5 5 5 LITROS!
(ou ...quero ao pé de mim um garrafão de 5 litros?)

(já não me lembro da outra parte, que era um acréscimo)


(também à quem diga EEEMACULADA, já eu faço uma mistura de I com E)

sexta-feira, 7 de março de 2008

Amêndoas e Esperas

'nao sei o que esperar'

Detesto o fim do mundo em que vivo. A corja menos digna que nele habita! Um murro na parede. Um jorrar de sangue em que se transforma a minha mente. É irreal. Repugnante, mete nojo. Morro por dentro. Graças a sins e a nãos e a nãos e a sins. Sins que não passam de nãos e nãos que são puros sins.
Afogo-me num mar de sentimentos e sensações frias. Gélidas. Envolvo-me num negro glacial. Espetam em mim o seu irritante e doloroso padecimento. Não consigo respirar. Apertam-me os pulmões. Sufoco. Um abraço envolvido em trevas que me rouba tudo. Fico inexpressivo. Atinge-me. Não vejo, não ouço. Vazio. E grito em silêncio ao ninguém, ao todo da minha mente. Por fim paro. Não darei mais. Deixarei cair-me na escuridão, na vastidão. Não ofereço resistência, peço para me levarem.

Perco o equilíbrio, tombo. Limpo o golpe que eu próprio causei e que dói mais do que realmente dói. Espero que sare. Enquanto desinfecta vou dormir.

quinta-feira, 6 de março de 2008

jogo do empurra

(especial ênfase para o título)


"na verdade uma das coisas mais
terríveis é
estar na cama
noite após noite
com uma mulher que já não
queres comer.

elas envelhecem, deixam de ser
bonitas – elas até começam
a ressonar, a perder
sentido de humor.

às vezes, na cama, viraste para um lado,
os teus pés tocam os dela –
meu Deus, que horror! –
e a noite lá fora
para lá das cortinas
selando-vos aos dois
no
túmulo.

e de manhã vão à
casa de banho, cruzam-se no corredor, falam,
dizem coisas sem importância; fritam-se ovos, arrancam
motores.

mas vendo bem as coisas
estão 2 estranhos
a enfardar torradas
a queimar a cabeça entorpecida e as tripas com
café.

vidas fora de prazo impelidas umas contra
as outras
e sem hipótese de
fuga.

tu entras no carro
e conduzes até ao trabalho
e lá há mais estranhos, a maioria deles
esposas e maridos de
alguém, e para além do sufoco do trabalho, eles
engatam e riem e apalpam, às vezes tentam
uma queca rápida algures –
não pode ser em casa –
e depois
conduzem de regresso a casa
e esperam pelo Natal ou pelo Dia do Trabalhador ou
pelo Domingo ou
por algo."

quarta-feira, 5 de março de 2008

vai uma sopa?

Há nãos que são sim. E há sins que são não. A diferença está em quem os sabe distinguir.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Por vezes acho que os de fora tem mais significado que os de dentro, que os do dia-a-dia. Fazem mais. Preocupam-se de uma maneira que os outros não mostram. A metáfora.

Banco Ambíguo Banco (e a sua falta)


Há coisas que eu simplesmente não tolero. O dia de hoje? Foi uma grande merdinha. (não teve nada bom à excepção de um telefonema, que na realidade não sei se é benigno). Vou-me deitar daqui a nada. Este irritante ser que parece estar (muito, diria eu) presente na minha despretensiosa vida...! Voltei a praticar o meu abençoado Budismo, para afastar as energias pouco saudáveis que tal triste andante provocou em mim sem nada fazer.

Escusado será verbalizar que voltarei ao assunto (mas de uma outra maneira). Tenho que reorganizar a posição de certos organismos no meu entendimento.


Dormir, dormir!
"(...) aí qualquer macaco achava que ela queria festa, digo eu."

domingo, 2 de março de 2008

PASSWORD AZUL

(...)
Maria diz:
uma semana com os teus amigos
qual é a exitaçao ?
Tiago diz:
é que se for posso perder lá o sorriso
e eu tenho que manter este sorriso desmedido e parvinho
Maria diz:
podes perder o sorriso ?
Tiago diz:
eu por vezes dou muita importancia a pequenos pormenores e situaçoes. o que faz com que fique meio triste
Maria diz:
(Eu tb!)
Tiago diz:
mas tem que se evitar tal importancia
Maria diz:
mas assim ate era bom
pq s eu ficasse
Tiago diz:
dar apenas essa importancia ao pormenores bons
Maria diz:
tu ias perceber-me
e tb poderia acontecer a situaçao inversa !
topas?

(...)


Ai esta Maria! Um brinde!

3 + 6 = 9


"o Pôr do Sol" nas conversas

Enviei uma mensagem. Sabia que para ela a noite tinha sido… estranha. Não tinha sido das melhores. “espero que neste momento estejas a sorrir :) *”

(…)
Maria diz:
tiago
qnd chegar falo cntg combinado ?
de qll maneira
obrigada
por ontem
(…)
e tu és o maior qnd bebes
Tiago diz:
mereces!
Maria diz:
ficas tão engraçado !
juro =)
Tiago diz:
"estou a brincar"
Maria diz:
"estou a brincar"
SIM
LOLOL
Tiago diz:
LOL
vá. vai lá, mas com um sorriso
Maria diz:
vou à procura desse sorriso *


("Maria" como é evidente trata-se de um nome fictício)


A verdade é que tem um sorriso encantador. Condiz com os olhos? Mas que grande lamechice. Lembro-me de haver um abraço quente com intenção compensadora.